Branding - Construção de uma marca
Nossa primeira analogia com o mundo comercial refere-se às estratégias de branding, ou construção de marcas. De acordo com Kotler, a marca de um produto não é somente um nome ou um símbolo. Ela representa percepções e sentimentos na mente do consumidor-alvo.
E nós? Possuímos uma marca?
Mesmo que não estejamos cientes, ao longo dos anos nossa forma de agir cria uma impressão nas pessoas. Essa impressão pode ser traduzida como a nossa marca pessoal ou, em outras palavras, aquilo que os outros pensam sobre nós.
Da mesma forma que a marca de um produto pode - ou não - estar associada a algum benefício desejável ou experiência memorável do consumidor, o mesmo acontece com o sentimento que nossa marca pessoal desperta nos ambientes em que integramos.
É importante salientar que a construção da nossa marca pessoal deve estar pautada em fatos concretos. Sermos descobertos numa mentira pode trazer consequências irreversíveis para nossa imagem.
Você sabia que a impressão que causamos é processada nos primeiros
sete segundos em que somos apresentados a alguém?
Um fato impressionante, comprovado por pesquisas, é que em 67% das vezes a primeira impressão percebida está correta. Essa sensação é constituída por dois grupos de fatores: fatores não controláveis e fatores controláveis. O primeiro grupo é formado pela nossa idade, gênero e cor de pele, fatores que são determinados em nosso nascimento e que não podemos alterar. Por outro lado, o segundo grupo contém fatores que podem ser controlados e aprimorados: São os quesitos que compreendem a aparência física, as expressões faciais, o contato tato visual, o movimento corporal e o uso que fazemos do espaço ao nosso redor. O conjunto desses fatores responde por 55% da imagem que passamos.
Posicionar a nossa marca pessoal no mercado depende, portanto, de como as pessoas percebem e avaliam um conjunto amplo de elementos que trazemos conosco: atributos pessoais e profissionais, atitudes, competências, relacionamentos, comportamento, aparência e comunicação, entre outros.
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